Jogo das Palavras Embaralhadas

Projetos

Curso Orientação a Objetos com Java

O Jogo das Palavras Embaralhadas foi criado como trabalho final de conclusão do curso Orientação a Objetos com Java. O curso é ministrado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e disponibilizado pela Coursera (plataforma de ensino online).

O curso Orientação a Objetos com Java não é orientado a projeto — os professores não desenvolvem o código da aplicação aula a aula com os estudantes; ao invés disso, desenvolvem apenas conceitos; que são testados ao final de cada módulo em um desafio de codificação. Cada desafio, para ser concluído, exige a criação de um código original — baseado no conteúdo do módulo.

Ao concluir o desafio, envia-se o material produzido aos demais estudantes do curso, para que possam avaliar e atribuir nota — esse sistema de avaliação é conhecido na Coursera como Pair Review e não aceita cópia de código ou plágio. Embora a correção seja feita por estudantes, os critérios de avaliação são definidos pelos professores do curso.

O Jogo das Palavras Embaralhadas foi criado no desafio de codificação do módulo 6 — último módulo do curso.

Opinião Pessoal

O modelo de curso Orientado a Desafio possui inúmeras vantagens em relação ao modelo de curso Orientado a Projeto. Entre elas destaco:

  • Aulas teóricas.
  • Maior liberdade de criação.
  • Maior aprendizado e absorção de conhecimento.
  • Memorização efetiva e duradoura dos conhecimentos adquiridos.

Entretanto, o tempo necessário para conclusão do curso é infinitamente superior. Para se ter uma ideia, o Jogo das Palavras Embaralhadas levou 1 ano para ser concluído, tendo consumido ao final, 667 horas de trabalho — e nesse tempo não estão incluídos:

  • O tempo investido para concluir os seis módulos do curso (assistir as aulas e fazer os exercícios).
  • O tempo investido para concluir os demais desafios de codificação (foram mais 5).
  • O tempo investido para fazer o vídeo de apresentação do projeto (requisito obrigatório para submeter o código ao sistema de Pair Review).

Em resumo: 667 horas de trabalho apenas para fazer o jogo (Projeto, Implementação, Documentação e Testes).

Para Saber Mais